segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Líder rebelde na Líbia diz que "era Kadafi acabou"

Agência Estado e Agência France Presse
O líder rebelde líbio Mustafa Abdel Jalil comemorou nesta segunda-feira o fim da "era Kadafi" no país, após combatentes sob seu comando tomarem o controle da maior parte da capital, Trípoli. "A era Kadafi acabou", afirmou Abdel Jalil, líder do Conselho Nacional de Transição, em entrevista coletiva em Benghazi, no leste do país, referindo-se ao líder líbio Muamar Kadafi, no poder desde 1969.
Abdel Jalil disse esperar que Kadafi, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra, seja "capturado vivo, para que possamos dar a ele um julgamento justo".
A Organização para a Cooperação Muçulmana saudou em comunicado a "vitória" dos rebeldes líbios e pediu que o povo do país do norte da África apoie o Conselho Nacional de Transição.
Não se sabe o paradeiro de Kadafi, e ainda há alguns bolsões de resistência aos rebeldes realizada por seguidores do líder. As informações são da Dow Jones.
Egito - O Egito reconheceu o órgão político dos rebeldes líbios, o CNT (Conselho Nacional de Transição), como governo legítimo da Líbia e indicou, nesta segunda-feira (22), o ministro egípcio das Relações Exteriores, Mohammed Amr.
"O Egito reconhece o novo regime na Líbia e o CNT que o representa", assegurou em uma coletiva de imprensa no Cairo.

Nenhum comentário: